sexta-feira, 9 de abril de 2010

Social Design: Projeto de casa móvel para mendigos e sem-teto



Segundo nosso amigo Frederick van Amstel, "design social é uma abordagem de projeto que enfatiza as motivações e consequências sociais no processo de design", desviando o foco do design do produto em si, do consumismo e das tendências de mercado, promovendo valores como o desenvolvimento social, a sustentabilidade e o autruismo (Veja mais sobre o assunto).

O projeto deste designer, chamado Paul Elkins, encaixa-se perfeitamente nesta definição. Ele criou um abrigo móvel que servisse às necessidades de mendigos e desabrigados. O projeto fez parte de um concurso que convocava pessoas dispostas a atender as demandas desta parte da população de forma inteligente.

O Abrigo é leve e simples, construído em uma caixa sobre rodas e pesa cerca de 102 Kg, armazena água da chuva, que passa por uma limpeza para que possa ser aproveitada posteriormente.

Veja mais detalhes nas fotos:

Vista da Cozinha

Armário

Pia e fogão

Cozinha e área de estar

Áreas de armazenamento




Refrigerador



Mais uma área de armazenamento



A cozinha vira sala de estar, para receber convidados, hehe



Dê uma volta e leve a casa com você



Vista esquemática da casa móvel

A casa foi batizada pelo autor de Homeless Shelter, que em tradução livre pode significar "Abrigo dos desabrigados".

Fontes: Designboom; IG

2 comentários:

  1. O projeto é ótimo, o problema é o cara encontrar um local seguro para se abrigar. Aqui no Brasil, iam levar a "casa" com a pessoa dentro!!! Ou cometer atos de vandalismo, tocar fogo ou pixar, o que é pior.

    ResponderExcluir
  2. Pior, o cara não tem sossego nem na própria casa, hehe. Fora nos lugares onde tem muitas elevações, iam empurrar o cara ladeira abaixo, com casa e tudo. Teria que colocar uma cerca elétrica em volta, hehe. Ainda assim, o projeto não deixa de ser interessante, uma iniciativa louvável, eu diria.

    ResponderExcluir