sexta-feira, 21 de maio de 2010

O Estado da Amazônia¹ – Nº 9 (Nov/2006)



A publicação deste mês demonstra a eficiência das imagens de satélite para avaliar a situação dos planos de manejo florestal na Amazônia. Utilizando-se de vários estudos anteriores, o artigo demonstra como é possível avaliar a qualidade dos planos de manejo, bem como detectar possíveis irregularidades como: ausência de sinais de exploração, áreas exploradas antes da autorização, exploração seguida de desmatamento e a exploração de área excedente à declarada no plano.

A publicação apresenta ainda os resultados de uma avaliação da qualidade dos planos de manejo florestal realizada em 2003, na região centro-oeste da Amazônia Legal, baseada em imagens Landsat². Os dados obtidos na pesquisa apontam que a maioria (54%) dos planos autorizados pelo Ibama nesta região possuem indícios de irregularidade.

O estudo propõe ainda que os métodos de avaliação dos planos sejam utilizados em políticas públicas referentes ao processo de licenciamento e monitoramento de áreas sob concessão florestal na Amazônia e de áreas privadas com ou sem certificação. Estas sugestões podem colaborar para o aumento da transparência do setor florestal da Amazônia e ajudar os órgãos responsáveis a tomar decisões mais rápidas e precisas, priorizando em suas vistorias técnicas áreas críticas da floresta que necessitam de maior atenção.

Você pode acompanhar informações de satélite e relatórios atualizados sobre as áreas protegidas da amazônia sempre que desejar através da ferramenta IMAZONGEO 2.0. O coordenador do portal é Carlos Souza Jr., PhD em Geografia, pesquisador sênior do Imazon, e também um dos autores* do artigo.



Leia o artigo na íntegra aqui
Veja mais publicações da Série O Estado da Amazônia aqui
¹ O Estado da Amazônia é uma publicação não periódica assinada por pesquisadores do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon). Trata, com rigor científico, de temas relacionados a preservação das áreas de floresta da Amazônia Legal, propondo, em forma de sugestões para políticas públicas, soluções para os problemas apontados em seus artigos.
² Landsat: Programa americano de imageamento da superfície terrestre através de satélites, iniciado pela NASA nos anos 70, designando os satélites do programa (Landsat 4, Landsat 5, ...) e as imagens por eles enviadas.
*Escrito em co-autoria com André Monteiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário